BRASÍLIA/DF — A Reforma Tributária do Consumo criou uma regra específica para a energia elétrica produzida por micro e minigeração distribuída e compensada pela rede. A Lei Complementar nº 214/2025 determina que, dentro de determinadas condições, a energia fornecida pela distribuidora ao consumidor seja excluída da base de cálculo do IBS e da CBS na quantidade correspondente à energia anteriormente injetada pelo próprio consumidor e aos créditos de energia admitidos pela legislação.
Para quem possui sistema solar fotovoltaico, a regra é relevante porque impede que toda a energia compensada seja tratada como uma nova operação integralmente tributável. Mas existe um detalhe decisivo: o limite tributário da LC 214 não coincide integralmente com os limites regulatórios da Lei nº 14.300/2022. A exclusão do IBS e da CBS alcança microgeração até 75 kW e minigeração acima de 75 kW até 1 MW, enquanto a legislação setorial admite minigeração distribuída em potências superiores em determinadas situações.
A Reforma criou uma regra própria para energia elétrica
Energia elétrica não será tratada no IBS e na CBS como uma mercadoria comum passando por sucessivas etapas de tributação.
O art. 28 da LC 214 criou regras próprias para importação, geração, comercialização, distribuição e transmissão. O recolhimento é concentrado em momentos determinados da cadeia, especialmente quando a energia é fornecida para consumo ou para adquirente que não esteja sujeito ao regime regular.
Essa arquitetura é relevante para o setor solar porque separa a tributação da geração e comercialização da tributação efetiva no consumo.
O IBS e a CBS serão cobrados no consumo da energia
Nas operações com energia elétrica, o recolhimento relativo às diferentes etapas da cadeia ocorre somente nas hipóteses definidas pela lei.
Quando o consumidor está no ambiente de contratação regulada, a distribuidora desempenha papel central no recolhimento. No mercado livre, a responsabilidade pode recair sobre o alienante, comercializador varejista, estabelecimento consumidor ou transmissora, conforme a operação.
A lógica evita a incidência financeira em cascata em todas as etapas de geração, comercialização, transmissão e distribuição.
A energia solar compensada recebeu proteção específica
O § 3º do art. 28 da LC 214 é uma das regras mais importantes para a geração distribuída.
A norma exclui da base de cálculo do IBS e da CBS a energia elétrica fornecida pela distribuidora à unidade consumidora na quantidade correspondente à energia injetada na rede pela própria unidade, somada aos créditos de energia originados na própria unidade no mesmo mês, em meses anteriores ou em outra unidade consumidora do mesmo titular.
Na prática, a parcela efetivamente compensada dentro dos limites legais não será simplesmente tributada como se fosse energia integralmente comprada da distribuidora.
A regra está ligada ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica
A exclusão não vale para qualquer forma de geração própria.
A LC 214 condiciona o tratamento ao consumidor participante do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, o SCEE, criado pela Lei nº 14.300/2022.
É justamente nesse sistema que a energia excedente produzida pelo consumidor pode ser injetada na rede e posteriormente utilizada para compensar o consumo da própria unidade ou de outras unidades nas condições admitidas pela regulamentação.
Microgeração até 75 kW está dentro da exclusão
Para fins da regra tributária, a microgeração alcançada é aquela com potência instalada menor ou igual a 75 kW.
Esse limite coincide com o conceito geral de microgeração distribuída utilizado pela Lei nº 14.300.
Residências, pequenos comércios e estabelecimentos com sistemas fotovoltaicos dentro dessa faixa estão, portanto, no núcleo mais claro da regra quando participam do SCEE e atendem às demais condições.
Na minigeração, a LC 214 criou limite de 1 MW
Aqui está uma diferença importante.
A exclusão tributária da energia compensada vale para minigeração com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 1 MW.
O limite de 1 MW é estabelecido expressamente pela LC 214 para fins de IBS e CBS.
O limite tributário é menor que o limite regulatório da ANEEL
A Lei nº 14.300 considera minigeração distribuída a central com potência acima de 75 kW e, dependendo da fonte e da situação, até 3 MW ou 5 MW.
A ANEEL também explica que a minigeração pode alcançar esses limites regulatórios dentro do SCEE.
Portanto, uma usina pode ser considerada minigeração distribuída para fins regulatórios e, ainda assim, ultrapassar o limite de 1 MW estabelecido pela LC 214 para a exclusão específica da base de IBS e CBS.
Usina solar de 2 MW exige análise diferente
Imagine uma central fotovoltaica de 2 MW enquadrada como minigeração pela legislação do setor elétrico.
Ela pode participar das estruturas admitidas pela Lei nº 14.300, mas não se enquadra automaticamente no limite de até 1 MW previsto no art. 28, § 4º, da LC 214 para a exclusão tributária da energia compensada.
Esse é um dos pontos que integradores, investidores, condomínios, consórcios e empresas de geração distribuída precisam revisar antes de projetar a carga tributária de 2027 em diante.
A exclusão acompanha a quantidade de energia compensada
A norma não cria uma isenção geral sobre toda a fatura.
Ela retira da base apenas a quantidade de energia fornecida pela distribuidora que corresponda à energia injetada e aos créditos admitidos.
Por isso, o benefício deve ser calculado dentro do fluxo de medição e compensação, e não como um percentual genérico sobre o valor total cobrado pela distribuidora.
Custos de disponibilidade continuam fora da exclusão
A LC 214 estabelece expressamente que a exclusão não alcança o custo de disponibilidade.
Para consumidores do grupo B, a ANEEL lembra que o custo de disponibilidade continua devido mesmo quando a quantidade de energia injetada seja suficiente para compensar todo o consumo de energia elétrica.
Assim, instalar geração solar não significa transformar toda a fatura em uma parcela fora do IBS e da CBS.
Demanda de potência também não entra na exclusão
Para consumidores conectados em alta tensão, a parcela correspondente à demanda contratada continua existindo mesmo quando a energia compensada reduz significativamente o consumo faturado.
A LC 214 exclui expressamente da proteção tributária a demanda de potência.
Empresas que analisam projetos fotovoltaicos de maior porte precisam separar economia sobre energia consumida da estrutura de demanda contratada.
Encargos de conexão e uso da rede também permanecem tributáveis
A exclusão não se aplica aos encargos de conexão ou de uso do sistema de distribuição.
Também ficam de fora componentes tarifários não associados ao custo da energia e outros valores cobrados pela distribuidora.
Isso significa que a conta de energia continuará apresentando parcelas tributáveis mesmo quando o consumidor possuir geração própria e grande quantidade de créditos acumulados.
Energia reativa também está fora do benefício
A LC 214 menciona expressamente a energia reativa entre as parcelas não alcançadas pela exclusão.
Para consumidores empresariais, especialmente instalações de maior porte, qualidade de energia, fator de potência e demais componentes técnicos continuam relevantes para a formação da fatura.
A Reforma não transforma a compensação solar em uma exclusão total sobre todos os itens cobrados pela concessionária.
Créditos de outra unidade do mesmo titular podem ser considerados
O art. 28 permite considerar créditos de energia originados em outra unidade consumidora do mesmo titular.
Esse ponto dialoga com estruturas de autoconsumo remoto, nas quais o mesmo titular possui geração em determinada unidade e utiliza créditos em outras unidades dentro das condições regulatórias.
A titularidade, contudo, passa a ser uma informação tributariamente relevante.
Geração compartilhada precisa de análise cuidadosa
A Lei nº 14.300 contempla modalidades de geração compartilhada e outras formas de participação no SCEE.
Já a redação tributária da LC 214, para a exclusão do art. 28, menciona a energia da própria unidade e créditos originados em outra unidade consumidora do mesmo titular.
Modelos com titularidades diferentes, consórcios, cooperativas ou outras estruturas coletivas devem ser analisados especificamente antes de presumir que toda compensação regulatória receberá a mesma exclusão tributária.
A Reforma não revoga o marco legal da geração distribuída
A Lei nº 14.300 continua disciplinando micro e minigeração distribuída, acesso à rede, SCEE e regras de compensação.
A LC 214 cria o tratamento tributário do IBS e da CBS sobre essas operações.
Portanto, as duas legislações convivem: uma define a estrutura regulatória do setor elétrico e a outra determina como os novos tributos incidem sobre os fluxos econômicos correspondentes.
GD I, GD II e GD III continuam sendo categorias regulatórias
Os enquadramentos relacionados às regras de transição da Lei nº 14.300 continuam sendo aplicados pela distribuidora conforme a regulamentação da ANEEL.
A Reforma Tributária não substitui essas categorias.
Um projeto pode ter determinado tratamento regulatório de uso da rede e, ao mesmo tempo, precisar observar regras próprias de IBS e CBS.
Instalar painel solar não recebeu uma redução geral automática de IBS e CBS
Um ponto importante para consumidores e empresas instaladoras é separar a energia gerada do equipamento utilizado para gerar essa energia.
A LC 214 criou regra específica para a compensação da energia, mas não estabeleceu uma redução geral de alíquota simplesmente porque a mercadoria vendida é um painel fotovoltaico, inversor, estrutura, cabo ou outro componente de um sistema solar.
Fora de regimes especiais ou hipóteses específicas, a venda desses bens segue as regras gerais do IBS e da CBS conforme a classificação e a operação.
A instalação também deve ser analisada dentro das regras gerais
Projetos fotovoltaicos normalmente combinam equipamentos e serviços: dimensionamento, projeto elétrico, homologação, instalação, montagem, engenharia, monitoramento e manutenção.
No novo IVA, a operação precisa ser documentada de acordo com sua estrutura econômica e contratual.
Empresas integradoras devem revisar como seus contratos discriminam materiais, equipamentos, serviços e eventuais obras, porque essas informações alimentam documentos fiscais, créditos e determinação do local da operação.
O consumidor residencial não aproveita créditos do IBS e da CBS
A não cumulatividade do IBS e da CBS foi criada para contribuintes do regime regular, e não para o consumidor final pessoa física.
Assim, uma família que compra um sistema fotovoltaico para sua residência não utiliza os tributos pagos na aquisição dos painéis e da instalação como crédito fiscal.
O efeito econômico desses tributos integra o custo final do investimento, salvo benefício ou regime específico aplicável à operação.
Para empresas no regime regular, o cenário é diferente
Uma empresa sujeita ao regime regular que adquira um sistema solar para sua atividade pode, em princípio, apropriar créditos de IBS e CBS das aquisições tributadas, observadas as condições e vedações da LC 214.
Isso muda a análise de payback para consumidores empresariais.
Enquanto o consumidor residencial olha para o preço final do sistema, uma empresa creditável deve avaliar o custo líquido após os créditos tributários permitidos.
Painel, inversor e instalação podem gerar créditos empresariais
Quando adquiridos em operação tributada e utilizados na atividade econômica de um contribuinte do regime regular, bens e serviços do projeto podem integrar a lógica geral de créditos do IBS e da CBS.
A análise deve considerar documentação fiscal idônea, efetiva incidência do tributo e regras de apropriação.
A existência do crédito não significa que qualquer aquisição solar seja automaticamente recuperável em qualquer empresa; o enquadramento depende das condições gerais da legislação.
Bens de capital ganham importância na Reforma
Sistemas fotovoltaicos podem representar investimento relevante em ativo imobilizado.
A LC 214 possui regras voltadas a bens de capital e busca evitar que o novo IVA se transforme em custo permanente para investimentos produtivos de contribuintes sujeitos ao regime regular.
Para projetos industriais, comerciais e de infraestrutura, essa lógica pode tornar o tratamento do sistema solar diferente daquele percebido pelo consumidor final.
O Reidi pode ser decisivo em projetos de infraestrutura
A Reforma preservou e adaptou o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura, o Reidi.
O art. 106 da LC 214 determina suspensão do pagamento de IBS e CBS na aquisição e importação de máquinas, aparelhos, instrumentos, equipamentos novos e materiais de construção feitas diretamente pelo beneficiário para incorporação em obra de infraestrutura destinada ao ativo imobilizado.
A suspensão também pode alcançar determinados serviços e locações vinculados à obra.
No Reidi, a suspensão pode virar alíquota zero
Depois que o bem, material ou serviço é efetivamente utilizado ou incorporado na obra de infraestrutura, a suspensão prevista pela LC 214 converte-se em alíquota zero.
Esse mecanismo reduz o desembolso tributário durante a implantação do projeto.
Por outro lado, se o item não for utilizado ou incorporado na obra habilitada, haverá obrigação de recolher o IBS e a CBS suspensos, com os acréscimos legais.
Minigeração distribuída pode ser enquadrada no Reidi
A Lei nº 14.300 abriu caminho para enquadramento de projetos de minigeração distribuída no Reidi, e o Ministério de Minas e Energia mantém procedimentos específicos para esses projetos.
Em 2026, o próprio MME continuou publicando portarias de enquadramento de projetos de minigeração distribuída no regime.
Portanto, empresas que estruturam projetos solares de maior porte não devem analisar apenas a tributação geral do equipamento: é necessário verificar se o empreendimento cumpre os requisitos para habilitação no Reidi.
O Reidi não é automático para qualquer instalação solar
Uma residência com painéis fotovoltaicos não recebe Reidi simplesmente por utilizar energia renovável.
O regime depende de habilitação, titularidade e enquadramento do projeto de infraestrutura conforme a legislação específica.
A vantagem tributária está vinculada ao projeto aprovado e às aquisições diretamente relacionadas à obra elegível.
Empresa do Simples Nacional não pode aderir ao Reidi
O art. 106 da LC 214 mantém uma limitação importante: pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional não pode aderir ao Reidi.
Isso afeta a estruturação de projetos de minigeração de empresas menores.
Uma integradora ou titular do projeto precisa analisar regime tributário, pessoa jurídica beneficiária e requisitos do empreendimento antes de considerar o incentivo na projeção financeira.
Empresas instaladoras do Simples continuam com regras próprias
Muitas empresas de energia solar atuam no Simples Nacional.
A Reforma preservou o regime, mas a partir de 2027 essas empresas poderão permanecer com IBS e CBS dentro do Simples ou, se preencherem as condições, optar pelo recolhimento dos dois tributos pelo regime regular.
Essa decisão pode ser especialmente relevante em um setor que vende equipamentos de valor elevado para clientes empresariais.
Cliente empresarial pode valorizar mais o crédito tributário
Quando a integradora está no regime regular, uma venda tributada pode gerar créditos ao cliente empresarial sujeito ao mesmo regime, observadas as regras da LC 214.
No Simples tradicional, o tratamento do crédito do adquirente segue a disciplina própria do regime simplificado.
Por isso, empresas de energia solar que atendem principalmente indústrias, supermercados, fazendas, centros logísticos e grandes consumidores precisam simular o efeito comercial de cada modelo.
O chamado Simples híbrido merece atenção no setor solar
A empresa poderá continuar optante pelo Simples para os demais tributos e escolher recolher IBS e CBS pelo regime regular.
Esse arranjo pode aumentar a complexidade operacional, mas também pode alterar a forma como os clientes enxergam os créditos das aquisições.
A decisão depende de margem, composição entre equipamentos e serviços, volume de compras, importações, perfil dos clientes e capacidade administrativa da empresa.
O prazo de 2026 para essa escolha foi alterado
A Resolução CGSN nº 194/2026 prorrogou o calendário excepcional relacionado ao Simples Nacional de 2027.
Para a escolha do regime regular de IBS e CBS no primeiro semestre de 2027, o prazo vai até 30 de outubro de 2026.
Integradoras e instaladoras optantes pelo Simples precisam concluir suas simulações antes dessa data se estiverem considerando a mudança.
Importadores também entram em uma nova lógica de créditos
Boa parte da cadeia fotovoltaica depende de equipamentos e componentes importados.
No regime regular do IBS e da CBS, a importação sofre os novos tributos nas condições previstas pela LC 214, mas o contribuinte que realiza operação creditável pode apropriar os créditos permitidos pela legislação.
Isso aproxima a tributação da importação da lógica do IVA, embora Imposto de Importação, regimes aduaneiros e outros instrumentos continuem possuindo regras próprias.
A Reforma não elimina outros tributos e custos da importação
Substituir PIS/Cofins, ICMS e ISS pelo novo modelo ao longo da transição não significa que todos os custos tributários sobre um módulo fotovoltaico desaparecerão.
Imposto de Importação, despesas aduaneiras, eventuais medidas de defesa comercial e outros encargos permanecem fora da substituição direta feita pelo IBS e pela CBS.
A análise do preço do equipamento importado deve considerar a estrutura completa.
Energia elétrica não está sujeita ao Imposto Seletivo
A Constituição exclui energia elétrica do campo de incidência do Imposto Seletivo.
Portanto, a energia solar não ganha uma tributação adicional de IS por ser energia elétrica.
O Imposto Seletivo se concentra nos bens e serviços definidos pela Constituição e pela LC 214 como prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, respeitadas as exclusões constitucionais.
A localidade da energia também muda com o IBS
Para operações destinadas ao consumo, a LC 214 considera como local da operação de energia elétrica o local da entrega ou disponibilização.
Em operações que não envolvam consumo efetivo, a legislação utiliza outros critérios, incluindo o estabelecimento principal do adquirente em determinadas situações de geração, distribuição ou comercialização.
Essa regra é importante porque o IBS segue a lógica do destino e sua arrecadação será distribuída conforme o local definido para a operação.
Usinas e comercializadores precisam revisar cadastros
Empresas que geram ou comercializam energia precisam garantir que sistemas identifiquem corretamente consumidor, unidade consumidora, ambiente de contratação e local da operação.
O novo modelo depende fortemente de dados.
Erros de cadastro podem afetar não apenas o valor do tributo, mas também o ente federativo ao qual o IBS será destinado.
A NF3e e outros documentos também estão sendo adaptados
A Reforma Tributária está alterando os documentos fiscais eletrônicos utilizados no setor de energia.
Receita Federal e CGIBS publicaram cronogramas de implantação dos campos de IBS e CBS para diferentes documentos fiscais, incluindo aqueles utilizados no fornecimento de energia elétrica.
Distribuidoras, comercializadoras, geradoras e empresas de tecnologia precisam acompanhar as notas técnicas e leiautes específicos.
2026 é o ano de teste da nova estrutura
Em 2026, CBS e IBS operam em alíquotas-teste de 0,9% e 0,1%, respectivamente, dentro das regras de transição.
A Receita Federal esclarece que contribuintes que cumprirem as obrigações acessórias previstas podem ser dispensados do recolhimento das alíquotas de teste.
Para o setor solar, este é o período para ajustar sistemas, documentos e contratos antes de 2027.
A conta de energia residencial também terá cashback para baixa renda
A LC 214 criou devolução personalizada de IBS e CBS para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico que cumpram os requisitos legais.
No fornecimento domiciliar de energia elétrica, a devolução prevista é de 100% da CBS e 20% do IBS, podendo os entes ampliar seus percentuais nas condições legais.
Esse benefício não é específico da energia solar, mas afeta a comparação econômica entre consumidores de baixa renda que permanecem integralmente dependentes da rede e aqueles que avaliam geração própria.
O cashback ocorre na cobrança da energia
Para fornecimento domiciliar de energia elétrica, a LC 214 determina que a devolução seja concedida no momento da cobrança, conforme regulamentação.
O mecanismo foi desenhado para reduzir o peso do novo IVA sobre despesas essenciais das famílias de menor renda.
Ele não corresponde a um subsídio para compra de painéis solares.
O consumidor precisa separar economia tarifária de economia tributária
Ao analisar a instalação de sistema fotovoltaico, é comum olhar apenas para quanto a conta de energia cairá.
Com a Reforma, será necessário separar: energia compensada excluída da base dentro das condições do art. 28; parcelas da fatura que continuam tributáveis; regras do uso da rede previstas na Lei nº 14.300; e o custo tributário do próprio equipamento.
Cada elemento influencia o retorno do investimento de maneira diferente.
A Reforma não zera a conta de quem tem energia solar
Mesmo um consumidor com geração suficiente para compensar grande parte do consumo continuará sujeito a componentes da fatura.
Custo de disponibilidade, demanda, uso da rede e demais parcelas previstas em lei e regulação não desaparecem simplesmente por causa da geração fotovoltaica.
A LC 214 foi expressa ao excluir vários desses valores da regra de compensação tributária.
Autoconsumo remoto exige conferência de titularidade
Empresas que utilizam uma central para compensar várias unidades precisam conferir se todas as unidades estão vinculadas da forma exigida para o benefício tributário.
A expressão “mesmo titular” utilizada pela LC 214 merece atenção na estruturação dos contratos e cadastros.
O que é admitido regulatoriamente dentro do SCEE não deve ser automaticamente equiparado ao que a lei tributária exclui da base.
Condomínios e geração compartilhada devem evitar generalizações
Condomínios residenciais, consórcios, cooperativas e estruturas de geração compartilhada podem possuir regras próprias de titularidade e alocação de créditos de energia.
A análise do IBS e da CBS deve confrontar essa estrutura com a redação do art. 28.
Antes de projetar “tributação zero sobre energia compensada”, é necessário confirmar potência, titularidade e modalidade de participação no SCEE.
Projetos acima de 1 MW precisam recalcular o cenário tributário
O limite de 1 MW é provavelmente o principal ponto de atenção para projetos empresariais de geração distribuída.
Uma central maior pode continuar sendo economicamente interessante e juridicamente enquadrada como minigeração, mas a projeção de IBS e CBS não pode simplesmente copiar o tratamento de um sistema residencial ou comercial de menor potência.
O modelo financeiro precisa separar a regulação elétrica da regra tributária.
Venda de energia no mercado livre também possui disciplina própria
Projetos solares destinados à comercialização de energia no ambiente livre não se confundem com a compensação do SCEE.
Nesses casos, aplicam-se as regras do art. 28 para comercialização, consumo, adquirentes sujeitos ou não ao regime regular e responsabilidades pelo recolhimento.
Empresas que atuam simultaneamente com geração distribuída e mercado livre precisam manter os fluxos fiscais separados.
Crédito de energia não é crédito tributário
A expressão “crédito” aparece em dois sentidos diferentes no setor.
Crédito de energia é a quantidade de energia injetada na rede que poderá ser utilizada no SCEE. Crédito tributário de IBS e CBS é o valor que um contribuinte do regime regular pode apropriar em razão de aquisições tributadas.
Confundir os dois conceitos pode levar a erros de cálculo e comunicação com o cliente.
A empresa solar precisa rever a proposta comercial
Propostas de venda normalmente apresentam custo do kit, geração estimada, economia mensal e payback.
Com a Reforma, empresas integradoras devem acrescentar uma análise tributária coerente com o perfil do cliente: pessoa física, empresa do Simples, empresa do regime regular, projeto habilitado no Reidi ou unidade de geração distribuída acima do limite tributário.
O mesmo sistema técnico pode produzir resultados fiscais diferentes.
Contratos devem identificar equipamento, serviço e responsabilidade pela homologação
A documentação contratual ganha importância.
Venda de equipamento, projeto, instalação, obra elétrica, homologação, monitoramento e manutenção precisam estar claramente definidos para que a emissão fiscal e a apropriação de créditos reflitam a operação efetiva.
Contratos excessivamente genéricos dificultam a parametrização do IBS e da CBS.
O setor solar terá oportunidade e complexidade ao mesmo tempo
A ampla não cumulatividade pode reduzir o acúmulo de tributos nas cadeias empresariais e tornar créditos mais transparentes.
Ao mesmo tempo, a geração distribuída ganhou uma regra tributária com requisitos específicos de potência, SCEE e titularidade.
O setor deixa de depender de uma coleção de benefícios estaduais de ICMS e passa, gradualmente, para uma estrutura nacional mais uniforme, mas ainda precisará conviver com a transição até 2033.
ICMS continua existindo durante a primeira fase da transição
A entrada do IBS não elimina imediatamente o ICMS sobre energia elétrica.
ICMS continua vigente até o início de sua redução gradual em 2029, e sua substituição pelo IBS é concluída apenas em 2033.
Durante a transição, empresas e consumidores precisam analisar simultaneamente regras atuais e futuras.
2027 também muda a tributação federal
A partir de 2027, PIS e Cofins deixam o modelo corrente e a CBS assume papel efetivo dentro da Reforma.
É também o momento em que empresas do Simples passam a conviver com as novas regras de IBS e CBS e em que vários regimes especiais começam a operar com maior relevância prática.
Por isso, 2026 é o período decisivo para simulação e adaptação do setor solar.
O principal benefício não é uma “isenção da energia solar”
A forma correta de explicar a Reforma é mais precisa.
Não existe uma isenção geral para tudo que tenha relação com energia solar. Existe uma exclusão específica da base do IBS e da CBS sobre determinada quantidade de energia compensada dentro do SCEE, sujeita a limites de potência e demais condições.
Equipamentos, serviços, infraestrutura e outras parcelas seguem suas próprias regras.
Para residências, a potência dificilmente será o maior problema
Sistemas residenciais normalmente estão muito abaixo do limite de 75 kW da microgeração.
Nesses casos, a atenção tende a se concentrar na participação no SCEE, no correto registro dos créditos de energia e nas parcelas da fatura que continuam fora da exclusão.
Já projetos empresariais de maior escala precisam olhar com muito mais cuidado para o limite de 1 MW.
Para empresas, crédito de IBS/CBS pode mudar o payback
Um supermercado, indústria ou estabelecimento comercial sujeito ao regime regular pode analisar o investimento solar de forma diferente de uma residência.
Se as aquisições gerarem créditos tributários válidos, parte do IBS e da CBS incidente sobre equipamentos e serviços deixa de representar custo econômico permanente.
Esse efeito deve ser incluído nas simulações financeiras de investimento.
Para minigeração, o Reidi pode alterar o custo de implantação
Projetos habilitados no Reidi podem ter suspensão de IBS e CBS nas aquisições e importações elegíveis, convertida em alíquota zero após a correta incorporação na infraestrutura.
Isso pode ser mais relevante para o CAPEX do projeto do que uma análise baseada apenas na tributação da energia produzida.
O benefício, entretanto, depende de habilitação e não está disponível para empresa optante pelo Simples.
O que uma empresa de energia solar deve revisar agora
O primeiro passo é separar seus modelos de negócio: venda residencial, venda empresarial, locação ou assinatura, geração compartilhada, autoconsumo remoto, minigeração, mercado livre e projetos de infraestrutura.
Depois, precisa revisar NCM dos equipamentos, contratos, documentos fiscais, regime tributário da própria integradora, perfil tributário do cliente, elegibilidade ao Reidi e potência de cada central.
A terceira etapa é testar os documentos de IBS e CBS e ajustar o ERP para 2027.
O que o consumidor com geração própria deve conferir
O consumidor precisa identificar a potência instalada, sua modalidade no SCEE, a titularidade das unidades que recebem créditos, a composição da fatura e os componentes que não são energia compensada.
Também deve evitar promessas comerciais que tratem toda a conta de luz como automaticamente excluída dos novos tributos.
A regra tributária é mais estreita e precisa ser aplicada sobre os componentes corretos.
A diferença entre 1 MW e 3 MW pode virar uma das maiores dúvidas do setor
A ANEEL utiliza os limites da Lei nº 14.300 para classificar micro e minigeração distribuída.
A LC 214, entretanto, escolheu 1 MW como teto para a exclusão tributária específica da energia compensada.
Essa diferença significa que “ser geração distribuída” e “estar dentro da exclusão do IBS/CBS” não são expressões equivalentes.
Energia solar continuará atrativa, mas o cálculo muda
A Reforma não elimina a lógica econômica da geração própria: produzir energia continua reduzindo a quantidade comprada da rede e pode proteger o consumidor de parte do custo energético.
O que muda é a estrutura tributária que precisa ser incorporada ao cálculo.
Para pequenos sistemas, a exclusão da energia compensada preserva uma vantagem importante. Para projetos maiores, créditos tributários, Reidi, regime do consumidor e limite de 1 MW ganham peso na decisão.
A Reforma transforma o planejamento solar em um problema também tributário
Até aqui, boa parte das análises de energia solar concentrou-se em irradiação, geração anual, tarifa, regras da distribuidora e custo do financiamento.
Com IBS e CBS, entram definitivamente no cálculo potência tributariamente elegível, créditos fiscais, regime do adquirente, documentos fiscais, titularidade das unidades consumidoras e incentivos de infraestrutura.
O projeto tecnicamente melhor não será necessariamente o projeto fiscalmente mais eficiente se a estrutura jurídica e tributária for ignorada.
O ponto central para 2027 será separar energia, equipamento e infraestrutura
A energia compensada tem uma regra. Os painéis, inversores e demais equipamentos têm outra. A instalação segue sua própria documentação. Projetos de infraestrutura podem ter Reidi. Empresas do regime regular podem gerar créditos. Empresas do Simples precisam decidir como tratar IBS e CBS.
É essa separação que permitirá calcular corretamente o impacto da Reforma no setor fotovoltaico.
Acompanhe o Radar da Reforma Tributária para acompanhar as regras do IBS, CBS, geração distribuída, energia elétrica, Simples Nacional e os impactos da Reforma sobre consumidores, integradores, usinas solares e investidores.
Fontes públicas oficiais: Presidência da República — Emenda Constitucional nº 132/2023; Presidência da República — Lei Complementar nº 214/2025, texto atualizado pela Lei Complementar nº 227/2026, especialmente arts. 11, 28, 47 a 57, 106 e 112 a 118; Presidência da República — Lei Complementar nº 227/2026; Presidência da República — Decreto nº 12.955/2026; Agência Nacional de Energia Elétrica — página oficial “Micro e Minigeração Distribuída”; Presidência da República e Ministério de Minas e Energia — Lei nº 14.300/2022, Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída e do Sistema de Compensação de Energia Elétrica; Agência Nacional de Energia Elétrica — Resolução Normativa nº 1.000/2021 e orientações oficiais sobre enquadramento da MMGD; Presidência da República — Lei nº 11.488/2007, Reidi, com as alterações posteriores; Ministério de Minas e Energia — orientações para enquadramento de unidades consumidoras com minigeração distribuída no Reidi e portarias de enquadramento publicadas em 2026; Presidência da República — Lei nº 15.269/2025; Receita Federal do Brasil — “Entenda a Reforma Tributária do Consumo”; Receita Federal do Brasil — “Orientações da Reforma Tributária do Consumo”; Receita Federal do Brasil — Curso Reforma Tributária do Consumo, Módulo 16, Combustíveis e Energia Elétrica; Comitê Gestor do Simples Nacional — Resoluções CGSN nº 190/2026, nº 191/2026 e nº 194/2026.
Este conteúdo é informativo. A exclusão da energia compensada da base do IBS e da CBS depende das condições do art. 28 da LC 214/2025, inclusive participação no SCEE, potência instalada e origem dos créditos de energia. O limite tributário de até 1 MW para minigeração não deve ser confundido com os limites regulatórios mais amplos previstos na Lei nº 14.300/2022 e na regulamentação da ANEEL. Projetos de geração compartilhada, autoconsumo remoto, minigeração acima de 1 MW, mercado livre e Reidi exigem análise específica.




